sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Jobs




E assim caminha a humanidade...



É, morreu o Steve Jobs, assim como irá morrer o João, o José e a Maria... Todos os dias morrem muitas pessoas no mundo, mas quarta-feira morreu o Steve Jobs. Ele era um gênio da tecnologia, tinha fama, dinheiro, tudo que uma pessoa pode querer neste mundo, mas veio à morte e o levou com cinquenta e seis anos. Não teve dinheiro que o salvasse, nem contatos, melhores médicos, novas terapias, morreu, como morreu um médico, neurocirurgião do HCFMUSP, quando eu era residente, do mesmo câncer de pâncreas. Não teve choro, nem velas, orações que os livrassem da morte. Vejo no facebook, na internet, televisão, não se fala em outra coisa, se não a morte do Steve Jobs e palavras que ele deixou. Ele diz que a vida é curta, o dinheiro e status social não compram a vida de ninguém e que devemos viver de acordo com nossas intuições e não de acordo com a dos outros. Vejo nos noticiários, falando sobre a morte certa de todos nós, seres humanos. Falei até para minha mãe, ninguém filosofava sobre a morte, agora morre esse homem e não se fala de outra coisa... "É, minha mãe respondeu, é que ele deixou coisas escrita sobre a vida e a morte..." Ninguém quer falar, pensar sobre a morte. E todos pensam: " Ah, eu não quero nem saber, Deus é que sabe, quando ela chegar chegou, ninguém morre na véspera como o peru". E assim caminhamos, correndo para lá e para cá, tentando ficar rico, ter status social, consumindo sem parar, destruindo o nosso planeta com plásticos, lixo, tóxico etc. Outro dia me peguei pensando nos copinhos de plástico de beber água do meu filho, perdi a conta de quantos tem aqui em casa, deve ter alguns vinte ou mais, nem que ele viva mil anos, não gastará todos esses copos de beber água que ganhou, comprou em vários lugares. Porém, é preciso consumir, quantos mais copos de plástico melhor e assim por diante, este é apenas um exemplo simples, de como caminha a humanidade. Eu, quando era criança, tinha um copo de plástico que já vinha acoplado um canudo. Hoje em dia, nem existe mais esse modelo de copo... Era um para toda infância, e eu me lembro dele até hoje. Será que o meu filho irá se lembrar dos vinte e um copos de plástico que ele teve na infância? Minha avó, que morreu com oitenta e nove anos, teve um sapato social para a vida inteira. Isto me faz pensar, o que precisamos para viver nossa vida em paz? Deveremos ir à onda dos outros como diz Steve Jobs, e fazer tudo o que a maioria faz? Vamos continuar achando que o caminho para uma vida feliz e duradoura é ter dinheiro, sucesso e bens materiais? Ninguém pensa em mais nada, a filosofia é coisa para loucos nos dias de hoje, para que parar e pensar sobre a vida? Não temos tempo para isso, temos que ir para os shoppings, para os restaurantes, hotéis cinco estrelas etc. Outro dia o escritor Paulo Coelho falou, não desista nunca dos seus sonhos, por mais malucos que eles forem, eu mesmo, fui internado três vezes no sanatório. E lembro que você conta que um dia, estava caminhando a beira mar e foi ajudar um mendigo que estava caído, como você estava com uma bermuda jeans rasgada, e camiseta branca que ficou suja ao tentar ajudar o mendigo, ao pedir socorro para os policiais e pessoas, ninguém te reconhecia ninguém olhava para você e muito menos dava atenção ao seu pedido.  Obrigada Steve Jobs, por sua contribuição para a evolução da humanidade e pelas suas últimas palavras. Quem sabe às pessoas te ouvem porque você já era homem importante quando a morte bateu na sua porta.    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário