segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Memórias II




Paçoquinha & Fruittela


"- Não se esqueça de trazer paçoquinha para mim!". Foi o que ele disse pelo telefone quando combinávamos de nós encontrarmos. Pensei comigo: "- Paçoquinha?". Mas como negar um pedido desses feitos pela pessoa que amamos. Concordei. Só agora, lembrei-me da história da paçoquinha e seu significado... Há alguns anos, quando almoçávamos juntos, a paçoquinha era minha sobremesa. Terminávamos de almoçar, íamos para o caixa pagar o almoço. E então, eu sempre comprava uma paçoquinha e ía comendo pelo caminho de volta. Aqueles almoços, onde o mundo desaparecia, e éramos só nós dois no nosso mundo particular, estavam guardados na memória dele... Aquilo que guardamos as sete chaves na memória, é aquilo que amamos, porque o que não amamos, o cérebro faz questão de esquecer ou pelo menos tentar esquecer... E agora, lembro um pedaçinho daquela música do Roberto Carlos, "Detalhes", ele sabia disso e transformou em música:

Detalhes tão pequenos
De nós dois
São coisas muito grandes
Prá esquecer
E a toda hora vão
Estar presentes
Você vai ver...

Ele havia guardado "pequenos detalhes de nós dois", e queria voltar ao passado... Eu, na hora não entendi, e era tudo o que eu queria também, mas não deu tempo de dizer... Eu levei as paçoquinhas, mas as esqueci no estacionamento dentro do carro. Lembrei no meio do caminho, mas não dava para voltar, o estacionamento era muito longe... Ele nem soube que eu não me esqueci de trazer as paçoquinhas... Naquele momento, achava que era só um capricho dele, uma brincadeira, mas não, era um convite para voltarmos ao tempo em que éramos felizes, voltarmos ao passado... Infelizmente, não deu tempo e ele partiu... Só agora, posso compreender todo o significado daquele pequeno detalhe... Era só um detalhe, mas dizia tudo! Como quando nos olhávamos e dizíamos tudo o que as palavras não podiam explicar... O que ele não sabe, é que também guardei na memória a sobremesa predileta dele, eram aquelas balas moles de morango "fruittella". Ele comprava um pacote e comia todas em quase um só minuto, uma atrás da outra... Eu não gosto de balas, mas às vezes pegava uma do pacotinho dele... É a felicidade também mora nos momentos simples, nos detalhes, dentro de um pacotinho de bala, dentro de uma paçoquinha... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário