segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Café da Manhã

 
 
 
 
Café da Manhã


Se alguém me perguntasse qual refeição do dia eu mais gosto, diria sem pensar, o café da manhã! Não tem nada mais gostoso que acordar, seja com um sol ou chuva na janela, sentir aquele cheiro de café, para mim a "bebida dos deuses", como falava na antiguidade... Tenho percebido que tem pessoas que nem tomam café da manhã,  porque não conseguem tomar ou comer pela manhã,  ou porque não têm tempo. Se eu não tomar o meu café pela manhã, não sou nada, não existo! É isto que estou fazendo agora enquanto escrevo, tomando o meu café! Dizem que o café faz mal para saúde, tem religião que até implica com o café. Isso eu acho o máximo da chatice! Se já não bastassem todos os problemas que enfrentamos no dia a dia, implicar com o café, é arrumar "pelo em ovo". Posso até dizer que, para quem tem problemas no estômago, como gastrite, úlceras, doença do refluxo gastroesofágico pode até não fazer bem. Outro problema é para adormecer, como ele é um estimulante do sistema nervoso central, tem pessoas mais sensíveis que  podem ter dificuldade para adormecer depois de tomar café, por isso recomendamos que seja tomado até às três horas da tarde, pois a meia vida do café é de mais ou menos oito horas. Acredito que sejam essas as precauções do café. Eu como médica, posso dizer que, pesquisas mostram que as pessoas que tomam mais café  tem menos chance de desenvolver doença de Parkinson e doenças cardiovasculares. Bem, voltando ao meu café da manhã, nunca esqueço um café da manhã em um hotel, cujo nome eu não consigo lembrar, em Berlim, na Alemanha. Tinha tudo de bom, com um sabor indescritível, champignons cozidos, ovos mexidos, pães maravilhosos, geleias de todo o tipo, queijos de todos os tipos, cereais, sucos, iogurtes, manteiga e café...  Aqui no Brasil, foi em Recife, também não lembro o nome do hotel, mas havia uma mulher só fazendo tapiocas maravilhosas, era só escolher o sabor! E o café da manhã, em um cafezinho lindo que tem há muitos anos na praia da Enseada no Guarujá, é maravilhoso! Uma vez, ganhei de um namorado, um pacote de café da fazenda da família dele, eu adorei o presente! Se ele tivesse me dado outro presente não teria agradado tanto, realmente as coisas não estão no valor que elas custam, mas sim, em todo um significado simbólico de toda uma situação... Outro namorado me ensinou que geleia de laranja no café da manhã é uma delícia! Pura verdade, nunca tinha dado bola para geleia de laranja! Já o meu amor, adorava tomar café com pão de queijo, era um, dois, três pães de queijos dos grandes por vez... Enfim, nada melhor que começar o dia com um café da manhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário