domingo, 2 de outubro de 2011

Paciente Sete




Trocar a cabeça



Chamo a paciente, uma senhora por volta dos 80 anos com doença de Alzheimer. Então pergunto: - Como vai a senhora? Ela responde: - Não sei dizer doutora, às vezes acho que estou bem, outras vezes acho que estou mal. Pensei, realmente nem sempre estamos bem! Às vezes, tem uma coisinha que incomoda uma dor de cabeça, uma dor de dente, uma dorzinha no pé, nas costas, algo que ouvimos e não conseguimos "digerir", quero dizer, "um sapo não engolido".  O famoso sapo, entalado no meio da garganta, que às vezes fica como uma sensação de "bolo". Contra isso só tem dois remédios, ou se engole o sapo e não se pensa mais nisso, ou se põe o sapo para fora. Ao colocar o sapo para fora, temos que tomar cuidado e lembrar, que uma palavra proferida, pode jamais ser esquecida...  Uma vez, visitei um consultório de uma colega, que tinha uma placa bem visível aos olhos dos pacientes: "Se você já passou dos cinquenta anos, e não tem nenhuma dor, meu amigo (a), sinto-lhe informar que você morreu". Pura verdade! Então, conclui que a paciente estava bem. Porém, essa paciente tinha Alzheimer, e eles sempre me surpreendem com alguma frase que me faz pensar filosoficamente. Ela disse: “- É doutora tudo bem, mas se desse para trocar a cabeça seria bom, é que às vezes ela não funciona muito bem”... Então, como algumas pessoas trocam de coração, fígado, córnea, medula, ela pensou em trocar a cabeça, o cérebro... Então, falei: “-Infelizmente ainda não existe transplante de cérebro”! Não tem como trocar sua cabeça, e pense bem Dona Maria*, se trocássemos sua cabeça, a senhora não seria mais a Dona Maria e sim outra pessoa, não é?  E ela concluiu que sim. Melhor ficarmos com a nossa cabeça e sermos-nos mesmos, do que trocar de cabeça e não sermos mais nós. Com as nossas cabeças, mesmo quando a mesma falha, ou faz algo estranho, não estamos sendo levados pela cabeça de ninguém. Ela saiu muito feliz da consulta, a cabeça dela tinha seu valor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário