domingo, 5 de fevereiro de 2012

Papa João Paulo II




O Papa


Ele estava muito irritado. Eu, sentada no sofá da casa dele, via ele de pé em frente à televisão mudando freneticamente os canais pelo controle remoto. Ele queria encontrar um canal que não falasse da morte do Papa João Paulo II, mas o fato é que isso era impossível, todos os canais noticiavam a morte do Papa João Paulo II, o João de Deus...
O ano era 2005, o mês abril, o dia dois... Ele não se conformava porque todos os canais noticiavam a morte do papa... Eu quietinha no sofá, esperava ele mudar todos os canais; e ele, com cara de deboche ele falava: "- Esse Karol Wojtyla!" Eu estava assustada, mas não sabia que a morte de alguém incomodaria tanto de forma negativa um ser humano na face da terra... Ás vezes ele olhava para mim como se eu fosse algum parente do papa... Eu, quieta, observava todo aquele desafronto calada... Só porque sou católica naquele dia pensei que ia apanhar, porque o papa João Paulo II havia falecido... O homem que só fez o bem, só pregou o amor, que se doou, que nunca exigiu luxo estava lá sendo condenado por um namorado meu... E eu, por ser católica, estava sendo flagelada, por um protestante que achava que o Hitler era bom e o Karol Wojtyla mau...
Quando nos conhecemos, fomos a um barzinho, e conversávamos animadamente. Já não me lembro de toda conversa, mas surgiu no assunto o nazista Adolf Hitler. Ele virou-se para mim e perguntou: "-Você gosta do Hitler?" E eu, ironicamente respondi: "Ah, claro que eu gosto" Ele deu um pulo da cadeira e disse: "-Yes!" Eu falei: "- O que? Claro que não..." Ele ficou desapontado... Eu achei estranho, mas pensei que fosse uma brincadeira, não era... Ele gostava mesmo do Hitler...
 Ele, protestante, achava-se o dono da verdade... Porque ele podia achar "Martinho Lutero" o máximo, e ignorar totalmente João Paulo II. Quem está com a razão? Poderá Deus condenar um homem que só faz o bem, por ele ser católico, e exaltar um homem mau que diz que tem a verdade em suas mãos por não ser católico? Era muita prepotência, mas eu queria observar queria ver até onde a mente humana é levada por teorias infundadas no tempo.
Quem tem a razão?   Deus! Quem está certo? Deus! Um bom homem sabe qual  caminho do bem, porque ele o sente em seu coração, não precisa procurar nenhuma religião para lhe dizer: "- Olha, esse é o mal... Exaltando apenas seu julgamento e agindo de forma totalmente desumana aos olhos de Deus..." Mas ele estava lá, na minha frente, um ser insolente, meu namorado, que até então não havia feito um milésimo  de boas ações em comparação com o que aquele homem fez pela humanidade, julgava-se no direito de dizer alguma coisa, um ser que sonegava imposto de renda, era mau e egoísta, mas se enaltecia por frequentar todos os domingos sua igreja protestante... E ainda falava que o Hitler era bom?  Nosso namoro terminou no dia seguinte à morte do papa João Paulo II...
Hoje terminei de ler um livro escrito por um correspondente alemão do Vaticano sobre o papa João Paulo II... Ele acompanhou o papa durante anos, não há nada que o desabone... O meu namoradinho com certeza não gostava do Karol Wojtila, porque ele era contra à Gestapo na Polônia, e mesmo após os alemães terem dominado a Polônia o papa sabia que esses dias estavam contados...
Agora, esse meu ex-namorado, dou graças à Deus por ter aparecido na minha vida para saber qual estrada devo evitar...
Fico feliz porque por algumas horas pude me sentir como parente desse homem iluminado por Deus... Aliás, por sermos todos filhos de Deus, sou parente dele sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário