sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Paciente vinte e seis!



As pernas


Chamei o seu Deocleciano. Ele entrou na sala, sentou na cadeira e disse: "- Doutora, eu vim pegar receita". Eu disse: "- Ah... Tá... Qual é sua receita?" Ele respondeu: "- Aquele remédio lá doutora, aquele, "ga ga ga..." Completei: "- Gabapentina"? Ele continuou: "- Sim doutora, esse mesmo..."  Perguntei: "- Mas, o senhor melhorou das pernas? Ele respondeu: "- Ah não doutora, não...”!
Seu Deocleciano tem polineuropatia diabética e sensação estranha na perna, já prescrevi todos os medicamentos possíveis e nada de melhorar...
E então, ele veio com novas queixas: "- Doutora, a noite é que as pernas pioram, os dedos do pé se movimentam e agora estou tento até pesadelo... Respondi: "- Nossa seu Deocleciano, pesadelos"? Ele continuou:“ - Sim doutora, essa noite tinham duas pessoas brigando para ficarem com as minhas pernas. Discutiam quem iria ficar com a perna boa e quem iria ficar com a perna ruim. E eu, desesperado no meio dessa discussão!” Realmente era um pesadelo, cada coisa que sonhamos! Fica até difícil de explicar nossos sonhos, Freud e Jung, tentaram, mas cada um diz uma coisa... E quando tentamos explicar o invisível fica difícil chegar a uma conclusão... Depois, seu Deocleciano, acordou assustado, e disse para si mesmo: "- Quem são essas duas "entidades" disputando as minhas pernas"? Caímos na gargalhada, era inevitável!
Ele para mudar um pouco de assunto disse: "- Doutora, eu fiz o macarrão que você me ensinou..." Pensei comigo, eu, ensinando paciente fazer macarrão? Sou péssima na cozinha, tudo que faço sai queimado, engordurado, uma tragédia! As únicas coisas que sei fazer é: cocada, brigadeiro, berinjela no forno e arroz. Não vou pegar ninguém pelo "estômago", como faz a mulherada por aí... Conversando com ele em outra consulta. Ele havia dito que adorava cozinhar. Lembrei que tinha falado de uma fotografia que vi no facebook de salsicha com macarrão. Pelo que entendi, corta-se a salsicha em rodelas e colocamos os palitos de spaghetti na salsicha de um lado até outro ao outro, levamos tudo para cozinha, o spaghetti junto com a salsicha e fica uma obra de arte... Ele prometeu fazer o "prato" e fez... Voltou contando, mas disse que foi difícil de acertar... Perguntou se eu já havia feito o macarrão... Eu disse: "- Eu? Eu? Claro que não seu Deocleciano! Por isso mandei o senhor fazer, para ver se dava certo"! “É doutora, você me pegou, é mais fácil cozinhar os dois separados e depois  jogar por cima o molho com salsicha”! Eu disse: "- Com certeza! Agora vamos voltar para suas pernas que já estão até te tirando o sono”... E pensei, será que ele tem duas doenças associadas, polineuropatia diabética e  SPI (síndrome das pernas inquietas)? Tudo é possível na medicina... Prescrevi a medicação para SPI, e aguardo seu retorno com novas notícias... Espero que ele melhore que suas pernas o deixem em paz e que ele possa dormir sossegado...   




Nenhum comentário:

Postar um comentário