quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Paciente Vinte e Quatro






Kit de Kinder Ovo


Dona Elizabeth não pode vir, ficou fazendo fisioterapia. Eu me lembro dela nas primeiras consultas, estava na cadeira de rodas e não andava, o diagnóstico era doença de Parkinson. Comecei o tratamento e ela ficou boa. Segundo a filha, arrumou até um paquera nas sessões de fisioterapia, mas ela, muito séria disse: "- Imagina doutora, eu sou casada! Agora um homem me paquerando? Eu já tenho 72 anos!" A filha fala do paquera, mas é para brincar com a mãe, para dizer que ela melhorou e está sendo paquerada... Então a Dona Elizabeth fala: "- Filha para com isso, e seu pai descobre uma coisa dessas”?
A filha da paciente é muito organizada, traz todas as receitas separadas, ela diz que são os "kits de receitas." Ontem, ela contou que conseguiu controlar a pressão arterial da mãe... Disse que a pressão da senhora era sempre desregulada, então, ela criou o kit kinder ovo. Eu não entendi muito bem, mas ela disse que na próxima consulta irá trazer o kit. Ela usa os recipientes plásticos do kinder ovo, para armazenar os comprimidos da mãe. São vários "kinder" ovos, ela cola uma etiqueta em cada um com o horário da medicação, e coloca os comprimidos daquele horário dentro do ovinho. Então, tem o kinder ovo das 08h00min, 12h00min, até o fim do dia... A filha vai todo o dia à casa da mãe, e ela coloca os comprimidos seus horários  nos respectivos "kinder" ovos. Existem também duas maletas, uma pequena com os ovos para quando sai de casa por algumas horas, e outra maleta grande onde ficam todos os "kinder" ovos e que ica em casa... Só da minha prescrição toma cinco medicamentos diferentes no total de quinze comprimidos em vários horários, fora os medicamentos para diabetes, hipertensão arterial sistêmica (HAS) etc.
Depois dessa ideia, a paciente nunca mais se esqueceu de tomar as medicações e, portanto sua hipertensão controlou...
Realmente há um jeito para tudo quando se tem boa vontade e imaginação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário