quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Paciente Vinte e Cinco!



O ombro que sangrava...


Alguns pacientes chegam falando de tudo menos do problema neurológico. É o joelho que dói, a perna que incha, a pele que coça, o olho que embaça, problema na urina, dor na barriga, o peito que dói, o estômago que queima, falta de ar, impotência etc. Eu sempre escuto e vejo se há alguma relação com a neurologia, se não há, peço desculpas e falo que não é da minha área de especialidade. Às vezes, se posso resolver o problema com os meus conhecimentos da residência da especialidade de clínica médica, revolvo! Faço tudo para melhorar a saúde do paciente, mas dessa vez, nunca tinha ouvido falar em tal queixa... Eu só iria fazer aplicação de toxina botulínica na face da paciente devido a movimentos involuntários dos olhos que teimam fechar, a doença se chama blefaroespasmo. Porém, havia outro problema, e esse eu nunca tinha escutado: "- Doutora, você pode me explicar porque no meu ombro quando está muito calor ao invés de sair suor sai sangue? Já fui ao banheiro, secar o suor dos ombros  e o papel fica todo cheio de sangue..." Então logo falei: " - Dona Mariquinha, desculpe mas não posso de responder, nunca ouvi tal queixa em minha vida... Nem sei o que dizer, mas não acredito estar relacionado com a neurologia... A paciente já estava sentada na maca, e então, dirigi-me até ela para ver o suor vermelho... Quando me aproximei, vi que sua blusa tinha gotas de sangue, dela ter enxugado o suor sangrento no banheiro... Olhei para o ombro direito da paciente, e realmente ela suava sangue... Ao invés da pele suada com todo aquele calor, havia pequenas gotinhas de suor com sangue no ombro da paciente... Pensei até que fossem aquela bolinhas de sangue que se formam na nossa pele; mas não, o suor ou sangue, não sei, brotava... Perguntei: "- Mas quando começou a aparecer isso"? Ela disse: "Agora doutora, com esse calor do verão..." Tentava pensar em todas doenças que conhecia para chegar à uma conclusão, pensei num problema de coagulação, mas ela havia feito os exames de rotina e estava tudo normal... Falei: "- Desculpe, a senhora terá que procurar um dermatologista! Ela disse: "- É doutora, já está marcado, mas eu queria que a senhora me dissesse o que é..." Forcei de novo minha mente para ver se chegava a alguma conclusão... Então perguntei: "- A senhora tem alguma outra doença?" Ela respondeu: "Ah doutora, tenho lúpus, mas o médico disse que ele está dormindo..." O lúpus é uma doença autoimune, de causa desconhecida, do tecido conjuntivo que pode afetar qualquer parte do corpo. Pensei comigo: "- Só pode ser ele! O lúpus! As especialidades que cuidam do Lúpus é a dermatologia, quando restrito à pele, e a reumatologia quando atinge outras áreas do corpo. Disse: "- Dona Mariquinha, como a senhora tem lúpus e nem me fala nada"? Ela respondeu: "- Doutora, mas a reumatologista disse que ele estava dormindo..."!
Bom, não sei se o Lúpus está acordado ou dormindo, mas acredito que o vilão dessa história é "ele"... Agora porque fazemos anticorpos contra nós mesmo não sei... Será que uma forma de o corpo dizer: "-  Não estou gostando nada disso, é melhor eu me defender contra mim mesmo e acabar logo com isso." Não sei dizer sobre esse sintoma, mas a reumatologia deve saber muito mais do que eu... Só lembro que meus professores falavam: "no lúpus tudo pode"...
Vou esperar a dona Mariquinha com novas notícias e espero que se o lúpus "acordou", ela o tenha posto para dormir novamente...    Cada coisa que acontece na vida da gente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário