quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Pedestres





Pedestres


Achei ótima a campanha "Pedestre, eu cuido". Sim, temos quer dar preferência ao pedestre quando ele estiver na faixa de segurança para atravessar na rua. Porém, as novas medidas devem ser mais bem explicadas, tanto para os pedestres como para os condutores de automóveis. O que tenho visto é que os pedestres agora querem atravessar na faixa, mesmo quando o sinal de pedestre está vermelho. Assim não dá! Lugares onde há faróis e faixas de pedestre tem que ser respeitado o sinal. Esses dias o farol estava verde para mim, e vermelho para o pedestre e um moço se lançou na faixa achando que podia, eu até buzinei mostrei o farol de pedestres vermelhos, mas ele nem entendeu...
Também acho que as faixas devem ser pintadas novamente, e já vi que pelo menos na minha cidade já estão fazendo isso, pois tem muita faixa quase apagada. Outra coisa é, tem algumas faixas que devem ser eliminadas, pois estão em lugares totalmente equivocados para a atualização campanha. Antes a faixa podia estar lá no meio de uma avenida movimentada até com corredor de trólebus, para quando surgisse uma oportunidade o pedestre atravessasse, outra coisa é o pedestre se atirar na faixa de repente achando que pode passar a qualquer hora.
Também acho errada essa história de levantar o braço para passar. Agora vamos ter que levantar braços, pernas para mostrar que queremos atravessar? Tem gente tímida por aí, que tem vergonha de ficar se mostrando na faixa de pedestres com movimentos exagerados. O motorista viu o pedestre, ele para e deixa-o passar e pronto!
Vejo muito motorista que nem sabe da campanha, ou quando lembra a faixa já passou, por isso acho que tudo isto deveria ser bem divulgado com panfletos, via televisão e internet.
Estou vendo pedestres na faixa, esperando, esperando, e os carros passando e passando, porque não sabem ou se esquecem. É claro que precisamos de um tempo para nos acostumar com a nova rotina, mas nestas circunstâncias o pedestre tem que "plantar bananeira" ou dançar  o frevo para chamar atenção do motorista e o mesmo pararem para ele atravessar.
Outra situação que ando vendo por aí, é que tem pedestre que acha que agora pode atravessar em qualquer lugar, até mesmo onde não há faixas. Esses são aqueles que chamamos de "abusadores do poder", e como tem gente assim por aí... 
Gostei da ideia! Na Europa há anos é assim... Realmente temos que copiar as coisas boas dos outros países, e porque demorar tanto tempo para trazer o que é bom para cá?
Vamos nos mexer! Vamos melhorar nosso país! Ele merece e nós também! Evolução para um mundo melhor para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário