quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

É possível perdoar?



Perdão


É possível perdoar? Sim é possível, mas como diz o escritor Flavio Gikovate: "- Perdoar não significa esquecer as mágoas..." Eu perdoo todos os que me fizeram mal de alguma forma, mas não posso esquecer as mágoas, pois por enquanto não estou com doença de Alzheimer... Se Jesus perdoou seus inimigos, quem sou eu para não perdoa os meus? Perdoo sim, todos eles... Por isso temos que tomar cuidado com nossos atos e palavras porque uma vez lançadas, jamais serão apagadas...
Fico pensando, será que precisaremos ficar com doença de Alzheimer para esquecer todas as nossas mágoas? Será que pessoas muito magoadas tem maior predisposição de desenvolver a doença de Alzheimer? Não sei se existe algum estudo científico sobre isso, mas era algo que deveria ser levado em consideração... Outro dia atendi uma paciente com doença de Alzheimer que não reconhecia o marido, ele nunca havia existido... Achei muito peculiar, esquecer que foi casada? Esquecer-se do marido? Os filhos ficam assustados, e meus pacientes com Alzheimer ficam em silêncio olhando para mim querendo que eu os entenda pelo olhar... Como nunca estão sozinhos, raramente falam alguma coisa, quando falam alguns dão uma resposta inusitada ou evasiva querendo dizer: "- Não estou preocupado (a) com a situação, estou na boa...”.
Pena que ainda não inventaram um remédio, ou uma máquina em que as zonas de memória das mágoas do cérebro fossem marcadas e então, eliminadas... Já andei lendo sobre isso, e parece que já estão desenvolvendo uma medicação capaz disso... Eu acho ótimo, pois estou mesmo querendo eliminar algumas mágoas... É possível esquecer alguém que inventa uma mentira, e ainda o leva para o tribunal como réu? Acho isso uma das piores mágoas... Por isso minha prima advogada sempre fala para seus clientes e amigos: "- Não seja o primeiro a entrar na justiça quando se pode evitar, converse pessoalmente, pois a pessoa nunca irá esquecer e nem te perdoar..." Verdade, mas agora eu digo, perdoar eu perdoo, mas não tenho como esquecer..." Foi um ano da minha vida que perdi com essa história de justiça. Gastei meu tempo pensando nisso, perdi a paz, perdi o sossego... Poderia ter tido um ano tranquilo, criando meu filho pequeno sossegada, curtindo meu amigo com conversas boas, risadas, como sempre fazíamos, mas não, tínhamos que ficar discutindo assuntos chatos de justiça porque ele tivera a mesma experiência e entendia de tudo e queria me ajudar... Hoje ele não existe mais, morreu! Eu queria tanto uns minutinhos para rir e falar coisas boas com ele, mas não tenho, e o tempo que tive o perdi... Depois de tudo que ele passou, sabe qual foi o conselho que ele me deu? "- Não perca seu tempo com raiva e vingança" Não vou perder mesmo! Pois ele perdeu, e isso o levou a falecer com cinquenta e um anos de idade com infarto fulminante do miocárdio.
Também fico pensando, temos que perdoar mesmo que a pessoa não peça perdão? Melhor sim, para ficarmos com o coração leve e consciência tranquila...
Às vezes fico pensando que as pessoas que nos magoaram nem saibam disso, e talvez ainda achem que somos nós que devíamos pedir perdão... Sim, eu já magoei pessoas e humildemente pedi perdão. Porque é tão difícil reconhecer e aceitar o próprio erro? Ficamos nos justificando e achando que estamos sempre certos? Ou então, vamos a uma missa, ou em um culto e pedimos um perdão geral para Deus e pensamos que isso é suficiente? Acredito que Deus não seja "bobo" e que ele irá dizer: "-Vá e peça perdão primeiro para teu irmão!".
É realmente "perdão" é uma palavra difícil... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário