quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Egoísmo!




Egoísmo


Às vezes sem perceber somos egoístas. É difícil admitir, porque a maioria das pessoas quer ser perfeitas. Admitir um ponto negativo de nossa personalidade mexe com nossa vaidade! Fato é que eu estava achando que a dor da perda de uma pessoa querida doía mais em mim do que em qualquer outra pessoa que também o queria bem. Fiquei presa na minha dor, como se ela fosse a maior do mundo, esqueci-me que outras pessoas também a sentia na mesma intensidade que eu... Nós, seres humanos, somos todos diferentes, tanto na aparência física, na personalidade, na forma de sentirmos e expressarmos nossos sentimentos. Deus, nunca criou pessoas iguais, nunca existiu uma séria de robôs humanos... Eu jamais vou saber o que passa no coração do outro. Não pode julgar ninguém. O nossos episódios de egoísmo nos fecha em nós mesmos. Não conseguimos ver mais nada porque estávamos olhando para dentro de nós sempre... Como "eu me sinto", "o que o outro fez para mim", "o meu trabalho", "o meu dinheiro", "a minha vida", "a minha dor", "a minha alegria". Devemos fazer o exercício de pensarmos de uma forma imparcial. É necessário sairmos de nós mesmo e analisarmos a situação das nossas vidas, não só pensando em nós, mas nos envolvidos também... Tudo muda de figura, porque não estamos pensando de forma egoísta, só em nós mesmo, o quanto podemos estar feridos, mas também temos que ver o quanto ferimos outras pessoas e não temos a dignidade de admitirmos, talvez porque estamos pensando só em nós mesmos, no nosso sofrimento... Devemos pensar de uma forma mais abrangente, não de forma egoísta. Devemos amar mais nossos irmãos, sem julgá-los... Estamos aqui na terra para isso, para aprender a amar o próximo de forma incondicional, para evoluirmos, para aprendermos com nossos erros, para domesticar nossa vaidade, nossos desejos que às vezes prejudica os outros... Nós, individualmente, não somos os seres mais importantes do mundo. Deveríamos pensar que nós, todos juntos, poderíamos fazer um mundo mais humano, menos competitivo, egoísta... Deveríamos pensar, como pode pessoas na Etiópia passando forme e nós comendo exageradamente? Como pode uma pessoa andar descalço e outros com um armário cheio de sapatos? Não, eu não posso só pensar em mim... Deveria existir uma forma de acabar com essa desigualdade, esse preconceito, essa ganância pela riqueza, pela fama... O amor ao próximo deveria vir em primeiro lugar. Devemos amar os outros como amamos a nós mesmo... Nunca devemos criar situações para afastar pessoas e sim uni-las, mesmo que isso signifique  renúncia para mim. Jesus vive até hoje no coração de todos os que o conhecem porque ele amou o próximo como a ele mesmo. Ele não julgou, não causou separações, intrigas... Ele simplesmente nunca foi egoísta, ele nunca pensou só nele em primeiro lugar... Ele soube amar todos os irmãos. Que bom que ele está nascendo novamente neste Natal... Há sempre como aprender quando tentamos, nos esforçamos... É um grande exercício... Eu ainda acredito em um mundo com mais amor, menos egoísmo... Devemos viver como desejamos, se isto não estiver prejudicando nosso irmão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário