quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Papai Noel existe?



Papai Noel existe?



Papai Noel existe? Sim, ele existe! Para mim ele sempre existiu e continuará existindo... Papai Noel foi inspirado na história de um homem bom! Era um velhinho que viveu na antiguidade, seu nome era Nicolau. Ele costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
O homem imaginou, sonhou, fantasiou e transformou a história em conto. Conforme a lenda, Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa e oito ou nove renas voadoras para puxar o trenó. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem comportados no mundo, na noite da véspera de Natal. 
Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque ajudou a dar força a lenda do Papai Noel  lançando em 1822 o poema Uma visita de São Nicolau, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características do bom velhinho, como o fato dele entrar pela chaminé.
A última e mais importante característica incluída na figura do Pai Natal é sua blusa vermelha e branca. Antigamente, ele usava cores que tendiam mais para o marrom. Seu atual visual foi obra do cartunista  Thomas Nast, na revista  Harper's Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal.
O engraçado é que algumas pessoas começaram a implicar com o Papai Noel dizendo que ele veio concorrer com Jesus. Não acho certo pensar assim, se ele era um homem bom, que fez caridade e transmitiu o amor só pode ser amigo de Jesus. Agora se o "homem" enfeitou a história, o problema não é do Papai Noel e sim dos homens. Para mim, Papai Noel existe, e é todo ser humano que gosta de fazer caridade numa época tal especial, onde os bons sentimentos se afloram nos corações das pessoas boas. É muito fácil julgar e ficar sentando no seu sofá criticando... Você já fez sua caridade para este Natal? Já plantou o bem, o amor, o perdão, a compaixão? Você pode dar muito amor ao seu irmão, não necessariamente presentes comprados em lojas... Um abraço num momento difícil para alguém pode ser o maior presente de Natal do mundo. Infelizmente o que eu pediria para o Papai Noel ele jamais poderia me dar e, portanto não desejo nada, nem um bem material, absolutamente nada! Ele não pode trazer a pessoa que amo, meu melhor amigo, companheiro, para eu desejar Feliz Natal como sempre fiz... Vou olhar para o céu e fazer isso em pensamento. E vou agradecer à Deus por existirem ainda muitos homens bons, que na nossa imaginação não passam de muitos Papais Noéis, mas que existem sim, no coração  de quem ama o próximo e não se importa de vir do Polo Norte para expressar a mensagem que Jesus nós ensinou: Amai vós uns aos outros como eu vós amei...  O Papai Noel entendeu a mensagem de Jesus, e o ser humano a enfeitou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário