quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Saúde Mental



Cansaço!


Estou tão cansada que perdi minha inspiração! Mesmo sem inspiração vou escrever sobre a minha "não" inspiração... Isso deve estar acontecendo porque estou exausta! E tenho quase certeza que ninguém pediu "saúde" para Deus na virada do ano 2011 para 2012. Devem ter pedido: dinheiro, amor, menos saúde!
Devo ter atendido por volta de cento e quinze pacientes a semana que passou, e essa semana deverá ser a mesma coisa...  Não são férias? O pessoal não está viajando ou descansando em casa? Não, parece que o mundo inteiro está depressivo, enlouquecido, insone e com dor de cabeça! Não sei onde isso vai parar... Estou começando achar que uma vida melhor só pode ser conquistada no campo, porque nas grandes cidades está difícil... Estou com o braço doendo de tanto prescrever receitas, receitas e mais receitas...
Problema no estômago todo mundo tem, porque quase todos os pacientes estão tomando omeprazol. Dormir um sono tranquilo é para poucos, a maioria já chega até mim tomando calmantes...  Às vezes fico pensando: "- Será que não era  melhor voltar tudo para trás?" Cada um vivendo no seu canto, com seu pedaço de terra para plantar, colher e comer?  Trabalhamos feitos loucos, comemos só porcarias com substâncias cancerígenas, ficamos estressados, depressivos e ainda perdemos o sono! Tem muito paciente jovem com sequela de AVC (acidente vascular cerebral). Quase todo mundo tem hipertensão arterial sistêmica, colesterol alto então nem se fale, a maioria toma remédio para o colesterol... Sinto que alguma coisa não vai bem nesses tempos modernos...
Não fiz medicina para ganhar dinheiro! Não quero ninguém doente! Quero todo mundo com saúde! Não sou a favor de prótese de silicone duvidosa! Decididamente não uso a medicina para enriquecer... Imagina uma pessoa fazer medicina para se enriquecer com a doença do outro... Fiz medicina para ajudar as pessoas!
Também não quero ter um milhão de pacientes, como o cantor Roberto Carlos quer ter um milhão de amigos... Quero mesmo um céu com um milhão de estrelas e todo mundo vivendo melhor, com saúde, sem esse estresse todo!
Eu quero saúde para todos! Mais paz! Menos colesterol por aí, comidas mais saudáveis sem gorduras, menos sal nas comidas, menos açucares... Isso já diminuiria o risco de AVC, Demências e Diabetes. A bebida alcoólica também tem feito misérias na área da neurologia. Tem muita gente jovem com demência por uso de álcool, perda de memória, polineuropatia alcoólica quando a pessoa vai perdendo a sensibilidade das pernas e braços e não temos muito para fazer...  
Se não existissem diferenças entre ricos e pobres, quero dizer se ninguém ligasse para marcas de roupas, carros, uma pessoa querer ser mais do que a outra, ter poder mais que o outro, ter mais status que o outro, não precisaríamos nos matar para ganhar sempre mais e mais dinheiro, e perder cada vez mais a saúde... Chegará um ponto que o capitalismo irá levar às sérias complicações para toda humanidade e para o meio ambiente...
Quando as pessoas evoluírem ao ponto de discernir para onde isso tudo está nos levando, acho que haverá uma mudança no pensamento coletivo das pessoas... Eu sinceramente já enjoei de comprar roupas, sapatos, etc. Eu nem sei o que fazer com as coisas que tenho em casa, porque os pobres também têm suas coisas novas e baratas para comprar, não precisam ficar com as roupas velhas de ninguém... Como pode ter uma bolsa que custa três mil reais? Porque tanta desigualdade que só gera a inveja e cobiça?
No meu ponto de vista, as pessoas deveriam estar mais preocupadas com o ser humano como um todo deveria existir mais amor nesse mundo. Deveríamos estar mais preocupados com a nossa saúde de forma preventiva. O que for mal para nossa saúde, deveria ser eliminado e ponto final, perca dinheiro quem perder. Deveria ter mais vigilância dos poluentes, produtos cancerígenos e deletérios para o meio ambiente...  
Hoje queriam me pegar na calçada para fazer um cartão de uma loja de roupas bem conhecida... Fiquei horrorizada, ser abordada, sem estar interessada, quase sendo obrigada, para fazer um cartão para comprar roupas, e mais roupas e mais roupa... Cansei disso tudo!
Deveríamos investir mais na área da educação, da cultura, da arte, da medicina preventiva, do bem estar físico e mental do ser humano. Buscar mais nossa espiritualidade, ver realmente o que o nosso "eu interior" quer, o propósito da vida...  Acho muito bom colocarem filosofia como matéria obrigatória no ensino fundamental nas escolas... Temos que silenciar para pensar, deixar que parem de encherem nossa cabeça com poluição sonora, visual. Devemos parar com modismos idiotas e deletérios para nossa saúde, como colocar silicone no próprio corpo, tomar anabolizantes, injetar hormônios no corpo para definir cintura, usar remédios de cavalo para ficar sarado.  Que mentalidade! Isso me assusta verdadeiramente...
Um brinde à saúde! Um brinde a cultura! Que venha também a evolução cerebral! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário