sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O bem e o mal




 O Bem e o mal!


Estava pensando em uma frase que minha irmã disse para mim está semana. Ela disse: "- Escreva sobre o bem e o mal. Escreva que as pessoas boas  só servem como degraus de uma escada para o mal subir e vencer!”. Fiquei chocada! Será isso mesmo? E estava pensando sobre o bem e o mal... Ser uma pessoa do bem e ser uma pessoa do mal. Custa acreditar no mal, mas sei que ele existe sim e sempre existiu desde a antiguidade.
Vou começar a ler um livro sobre os ganhadores do prêmio Nobel da Paz: "Heróis da Paz". Alguns exemplos são: Madre Teresa de Calcutá, Daila Lama, Nelson Mandela entre outros... Eles venceram? Sim, acredito que o bem triunfou sobre o mal, mas não é fácil... Jesus que nunca fez mal a  ninguém foi crucificado... É muito difícil entender uma coisa dessas... Será que é necessário sermos testados entre o bem e o mal? Faz parte do jogo? Jesus também foi testado pelo mal no deserto, mas o bem venceu... Sim, se o bem não tivesse vencido hoje saberíamos que ele não era o filho de Deus...
Devo confessar que já vi muitas vezes o mal triunfar... Porque que o bem não é a regra? Porque temos que ficar pregando a paz, o amor ao próximo, fraternidade, lealdade, honestidade etc. 
Como ninguém é igual ao outro, algumas pessoas devem nascer com uma maior predisposição para serem  bons e outras para serem maus, dependendo das circunstâncias do meio em que vivem se for um mal ambiente, e a pessoa já tem esse instinto, será má mesmo... Fico pensando, será que já nascemos mesmo com essa diferença? Haverá um dia um mundo em que todos serão bons? A maldade poderá ser eliminada e todos serem bons? Vejo por aí, para algumas pessoas é tão fácil agir com maldade, que acho que até Deus deve ficar impressionado... Precisamos do mal? Precisamos do Hitler, Saddam Hussein, Bush, homens bomba, terroristas, corruptos, ladrões? Uma vez estava conversando animadamente com um moço num barzinho e surgiu o assunto do Hitler... E então, ele perguntou: "- Você gosta do Hitler?" E eu na brincadeira irônica disse: "- Nossa, eu adoro o Hitler", ele em seguida respondeu junto com um gesto de levantar o braço todo feliz: "Yes!" Fiquei em estado de choque! Ele não havia percebido que eu dizia "claro que não"! E então, consertei, claro que não, como que gosto de uma pessoa que matava todo mundo sem menor piedade? Ele disfarçou, mas depois com a convivência percebi que ele era mesmo do mal... Parecia um doce de rapaz, mas não era... Isso que eu acho engraçado, o moço era evangélico, lia a bíblia todos os dias e era um nazista. Depois pude constatar que tinha mesmo um mau caráter.
Porque temos que implorar pela paz no mundo?










2 comentários:

  1. Gostei do texto e de fato todos nós temos estes questionamentos.
    Acredito eu que a situação evolutiva ao qual encontra a nossa espécie neste momento, necessita sim tanto do bem quanto do mal para que eles sejam ainda que parâmetros na nossa jornada.
    Perceba que no nosso Planeta tudo é dual: céu/terra, luz/trevas, macho/fêmea.....bem/mal...
    Enfím, tudo aqui é sempre bipolar, o que me parece através de algumas leituras, que em outros planos ou esferas, esta bipolaridade não se faz necessária, provavelmente pelo nível evolutivo dos indivíduos que lá habitam.
    Parabéns pela texto!
    Marcos Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos, acho que você tem razão... Precisamos do bem e do mal para evoluir como seres humanos... Talvez seja por isso que as pessoas que tiveram experiência quase morte, sentem um amor intenso do outro lado e não querem voltar, uma sensação maravilhosa nos braços do Pai... Abraço!

    ResponderExcluir