sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Paciente Vinte


Panetone



Chamei minha paciente. Ela não havia vindo só a filha. Era muito velhinha, mais de oitenta anos de idade e tinha dificuldades de se locomover, ficar esperando na sala do consultório e etc. Velhinho é assim, prefere ficar no seu cantinho, com a cama por perto para uma soneca, sua comida por perto... Às vezes aparece um mais espevitado. Se um dia eu ficar velhinha quieta espero ter bons olhos e puder estar lúcida porque vou morrer lendo livros. Se eu ficar uma velhinha espevitada, segure-me! Vou viajar o mundo inteiro nem que seja de bengala. Agora, se eu ficar com Alzheimer como essa paciente não sei o que farei pois também não estarei sabendo... Pelo que a filha da paciente contou ela estava bem, mas havia um problema... Ah! Esses pacientes com Alzheimer são imprevisíveis! Então a filha disse: "- Doutora, ela só quer comer panetone! Panetone no café da manhã, almoço e jantar. Não aceita outra comida, nem abre a boca!" No primeiro momento eu pensei: "Ah! Eu também!". Depois me lembrei do meu pai que quer panetone todo o dia no café da manhã... E ele encontra o ano inteiro os panetones... Isso para minha infelicidade que tenho que ficar olhando para eles com vontade, porque uma fatia de panetone tem muita caloria... Agora meu pai é magrinho, pode se empanturrar de panetone que não engorda... Ai que sorte! 
Então, como ã paciente não estava fisicamente presente, imaginei uma velhinha gorducha! Perguntei para a filha da paciente: "-Ela é gordinha?". Para minha surpresa a filha da paciente respondeu: "- Que nada doutora, ela tem trinta e cinco kilos..." Falei sem pensar: "- Ah, então a deixa comer panetone!" Se fosse antigamente ela teria que fazer um estoque de panetones na época do Natal para o ano inteiro, mas agora, temos panetone quase o ano inteiro... Depois do Natal vem a Páscoa e temos a Colomba Pascoal que é a mesma coisa em forma de pomba. Até a Páscoa ficam vendendo os restos dos panetones. Depois vem a páscoa e vai mais ou menos até julho a venda das colombas, e depois já começam a fabricar os panetones para o Natal!  Praticamente temos panetones o ano inteiro! Eu tive  namorado que amava panetones, às vezes lembro-me dele quando como um pedaço de panetone... Ainda bem que é uma boa lembrança... Não é daqueles ex-namorados que você nem quer lembrar que existiu, senão acho que nem gostaria de panetones... Ele disse que comprava uma caixa cheia de panetones, e que quase comia um panetone por vez... Apesar disso ele não estava acima do peso, e nem abaixo... Acho que panetone fazia bem para ele... Agora quanto a minha paciente, é claro, tudo que é exagerado parece mal, mas devido ao avançar da idade da velhinha, o peso de trinta e cinco kilos, se ela não tiver diabetes, acho que isso não é um grande problema...



Nenhum comentário:

Postar um comentário