segunda-feira, 5 de março de 2012

Você é íntegro?



Integridade


Estava lendo um livro, "Qual é sua obra?", do filósofo da atualidade Mario Sergio Cortella. Ele dedica um capítulo falando sobre ser íntegro! Uma pessoa íntegra é uma pessoa honesta e sincera durante a vida. Ele diz no seu livro: "Integridade é a capacidade de saber que eu morro louco, mas ninguém arranca a minha inteireza". Fantástico!  É isso que está faltando no mundo honestidade, sinceridade e amor... Não devemos nos corromper, devemos seguir confiantes, não manche seu coração! Faça o melhor! Seja honesto! Seja sincero! Faça a sua parte!
Conheço algumas pessoas íntegras, quero dizer honestas e sinceras. Quando encontramos essas pessoas íntegras no nosso caminho, sentimos tremenda admiração!
Geralmente, os anos vão passando e as pessoas vão dando provas de integridade. Quando ficam velhinhos são admirados por todos. Era assim  minha avó portuguesa Etelvina de Jesus. Todas as pessoas da pequena aldeia onde vivia a admiravam, ela era íntegra, honesta e sincera. Era tão virtuosa nas qualidades morais, que as pessoas da aldeia queriam ser bentos por ela, e ela os benzia... 
Vale muito a pena ser íntegro, uma pessoa inteira que não deixou pedaços de si pendurada por toda parte. E agora, lembro-me daquela expressão "ter o rabo preso em algum lugar", não plantou uma mentira aqui, uma mentira ali, viveu com dignidade! Como disse o grande primeiro-ministro do Reino Unido durante o reinado da Rainha Vitória: "A vida é muito curta para ser pequena!". E como diz o poeta português Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".
É assim, como diz o escritor Rubem Alves, não podemos prometer sentimentos, pois eles são pássaros livres, mas podermos tentar sermos sinceros e honestos, para chegarmos à reta final íntegro!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário