segunda-feira, 19 de março de 2012

Uma casa portuguesa com certeza!



Casa Portuguesa


Como diz a música: "- É uma casa portuguesa com certeza! É com certeza uma casa portuguesa!". Conclui isso porque fui à festa de aniversário da Casa de Portugal do Grande ABC. Não tinha como enganar, era uma festa portuguesa casa, em uma casa Portuguesa! Cheguei à conclusão que não sou apenas brasileira, mas portuguesa também... De fato tenho dupla cidadania, mas o principal é que o meu coração é dividido, como o do Roberto Leal que animou a festa. O Roberto Leal usa uma parte de tênis, um tênis verde e outro vermelho. A cor verde simboliza o Brasil e a cor vermelha Portugal, o coração dele não é só vermelho, é verde também... Isso acontece com o meu coração, tem duas pátrias! Quando eu era bem pequena, uma tia maldosa que ficava falando mal de Portugal para mim. Dizia que os portugueses haviam roubado todo o ouro do Brasil e que as portuguesas não tinham calcinha e faziam "xixi" em pé. Quanta maldade contra uma criança filha de pais portugueses que não entendia nada de história, só ouvia os pais falando bem de sua pátria. Também não fazia sentido ficar falando sobre algo que aconteceu há tantos anos, e simplesmente expressava uma política na época: colonização! Mas voltando a casa portuguesa, logo se via na entrada semblante de um povo português, sotaque português, comida portuguesa, vinho português e uma estátua de Nossa Senhora de Fátima no jardim. Achei engraçado que a música de som ambiente antes do show do Roberto Leal era de música brasileira, sertaneja. Os anos passaram é os imigrantes portugueses viraram metade brasileiros e metade português, não dá para calçar um par de tênis só verde (Brasil) ou só vermelho (Portugal), o Roberto Leal tem razão!
O Roberto estava comemorando quarenta anos de carreira. O show foi muito bonito. Ele começou imitando o Chacrinha, dizendo: "- Esse moleque, o Roberto Leal, não sai daqui do programa..." E então, começou a carreira do Roberto. Ele veio para o Brasil, para cantar a saudade que os imigrantes portugueses sentiam do seu país... E nas suas idas e vindas, Brasil/Portugal, Portugal/Brasil, mantinha acessa a chama da lembrança e com isso o amor à Portugal dos imigrantes portugueses!
Os portugueses em Portugal, não entenderam muito bem a música do Roberto Leal. Eles não estavam contagiados com o sentimento da saudade como estavam os portugueses que viviam e vivem aqui no Brasil. O Roberto Leal persistiu, e hoje nós, filhos de imigrantes portugueses e portugueses que estivemos todos esses anos cantando e lembrando Portugal junto com ele, sabemos que foi muito importante sua voz, sua música para os imigrantes portugueses no Brasil. O Roberto, sonhou, acreditou e venceu! Lembro quando eu era pequena, todos os anos nós íamos à festa portuguesa vê-lo cantar e dançar o carimbó português... Na época, uma amiga brasileira, Priscila, virou fã do Roberto Leal. Apesar da Priscila não ter nenhuma ascendência portuguesa, seu coração se apaixonou pelo Roberto Leal. Ela adorava vê-lo dançar com suas botas e roupas portuguesas! Como ficávamos felizes nesse dia... No final da festa subíamos no palco para cumprimentar o Roberto leal, era só alegria!
Sou muito feliz de ter essa diversidade de nacionalidade no meu coração, duas pátrias, dois amores, coração de duas cores!   Eu amo meus países! Brasil e Portugal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário