quarta-feira, 14 de março de 2012

Somos o que deveríamos ser?




Somos o que deveríamos ser?


Afinal, quem é você? Somos nós mesmos ou afinal somos seres moldados pela sociedade atual? Eu Lilian, se tivesse nascido há 2000 anos seria a mesma Lilian? Não preciso voltar no tempo. Eu se tivesse nascido em outro lugar do mundo, seria a mesma Lilian que sou tendo nascido no Brasil?  Será que nascemos em branco, e as impressões que vivemos vãos sendo impressas em nossos cérebros?
É claro, trazemos nossa carga genética proveniente de nossos pais. Não somos um cérebro em branco, herdamos uma codificação de base... Então, nunca poderei dizer que sou um único indivíduo... Não, não sou, sou um conjunto de informações que foram sendo impressas, em um determinado lugar, na presença de determinadas pessoas e situações da minha vida. Não sou um indivíduo, sou um conjunto de informações que chegaram até mim, que foram processadas e elaboradas a partir daquilo que vive.
Quem é um "recém-nascido"? O que vem impresso em seu cérebro? Cientificamente falando, da onde vem essa consciência? Não sei, não sei, mas isso me intriga... Na verdade, será que somos um organismo só ou na verdade, somos um pouquinho que cada um que passou em nossas vidas e imprimiu em nossos cérebros. Eu não seria hoje o que sou se não tivesse conhecido certas pessoas e vividos determinados momentos. Parte dele está impressa em mim, assim como parte de muitas pessoas que passaram em minha vida que gostei ou detestei não importa, impressões foram deixadas... Não tenho controle sobre isso, não tenho como passar uma borracha no meu cérebro. Mesmo o papel, depois de escrito, mesmo que você apague, a marca fica... Já tentaram inventar o branquinho, uma caneta que coloca uma fitinha branca, mas nada, o papel uma vez marcado fica marcado...
Nossa memória, somos capazes de apagar nossa memória? Acredito que não, só se ficarmos com doença de Alzheimer.
 Posso ser o que eu quero? Sei que sou o que sou, não apenas por mim, mas por várias variáveis.
Qual é a essência de uma pessoa? Uma pessoa livre de todos estes conceitos criados e impostos por alguns? Porque o dinheiro é importante? E se não existisse dinheiro? Se ele caísse da moda? Se o luxo fosse por água abaixo? E se a vida simplificasse? Vida simples! Sim, vida simples, quem seríamos nós? Se fosse bonito envelhecer naturalmente, tenho certeza que seríamos outras pessoas. Se os cabelos brancos passassem a ser a moda? Quantas "coisas" passariam a serem totalmente inúteis e desnecessárias... Chegaria um ponto de que ter muito dinheiro não interessaria para nada... O que é realmente importante para nossa essência, para nosso "eu" mais puro, para a humanidade?
Acredito sim na evolução de uma consciência maior, de uma consciência mais simples, mais clara, mais livre, mais humana, mais feliz...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário