sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Comboio Parte II





O Comboio Parte II


Já faz um ano que andei nesse comboio,
E estou aqui com minhas anotações,
Livrinho amarelo, com minha letra,
Todo escrito em forma de orações...

Estou em pensamento dentro daquele comboio...

Entra uma senhora apressada,
Com um casaco cor de caramelo,
Procura o número de seu assento...
O comboio não pára em segue em movimento...

Olho pela janela,
Um homem no meio do mato,
Ele tem uma fogueira acessa,
Um boné e uma história na cabeça.

E lá vai o comboio...

Entra o fiscal no vagão,
Conferi os lugares,
Pedi os bilhetes,
E segue no seu trabalho, todos pagaram pela viagem!

Árvores com folhas amarelas,
O barulho do trem sobre os trilhos,
Seguindo seu caminho,
E amanhã, passará novamente e nada será igual...

Outras pessoas estarão no trem amanhã,
Outra paisagem,
Folhas de árvores caídas,
E o homem do boné, talvez não esteja mais no mesmo lugar...

Vejo muitas pedras, pedregulhos pelo caminho,
Lembro-me do poema de Carlos Drummond de Andrade,
"No meio do caminho",
No meio do caminho havi uma pedra...

Penso na vida finita que conheço,
Penso  no infinito,
Penso no cientista, no filósofo e professor,
Penso na alma mais bonita!

Penso no amor eterno,
Nas almas gêmeas,
No amor inesquecível,
E viver além disso, apesar disso...

Eu podia dormir na viagem,
Como o rapaz ao meu lado,
Mas estou aqui escrevendo,
O que vou percebendo...

Escrevendo, sinto-me viva...
Sinto meu coração bater,
E meu sangue pulsar,
Sinto o ar dessa tarde em novembro entrar nos meus pulmões...
Vida!

Olho agora para os trilhos do trem,
São muitos no caminho,
Se entrelaçam, cruzam-se,
Seguem em paralelo, faz-me pensar na vida, tal como ela é...
Como trilhos de trem... Metáfora!

O comboio para em outra estação,
Entra um moço que me faz lembrar você!
É tão parecido que faz meu coração bater mais rápido!
Não é você, jamais poderia ser...

A lembrança, faz meus olhos encherem de lágrimas...
Saudades, saudades,
Você é saudades!
Meu amor!

Foi bom escolher esta viagem no trem,
Quis assim, um momento assim,
E essa viagem já dura uma hora e dez minutos,
E lá vou eu...

Um passarinho voando livremente,
A ponte, o rio, os fios da eletricidade,
E tudo se mistura,
O antigo e o moderno, o novo e o velho...

E tudo se resume no momento,
Que há um segundo, será passado,
E tudo ficará entre presente e futuro,
Mas o presente é tão rápido... Haverá tempo?

Não, não exite o tempo...
Não temos o mesmo tempo,
A pouco tomei café da manhã,
Mas para muitos já está na hora do almoço...
O tempo não existe!

O sol aparece entre as nuvens,
E acredito que por hoje é só...
Fim da viagem de comboio, trem...
Piuí-piuí... O trem chegou na estação...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário