sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia dos Mortos




Dia dos Mortos


Meu filhinho de cinco anos, indo no carro para escola, perguntou-me porque hoje era feriado, então eu respondi: "- Filho, é porque aqui no Brasil no dia dois de novembro é dia de todos as pessoas que já morreram..." Ele ficou pensando e disse, só murmurou: "- Ah mãe, dia de todos os mortos... Então é dia do Flavio!". E então respondi: "- É filho, dia do Flavio...".  E ficamos quietos, que mais eu poderia dizer...
Na véspera do feriado ele veio para mim é falou todo contente: "- Mãe, mãe, amanha é dia dos mortos, dia do Flavio, da minha bisavó!" Olhei para ele e não entendi aquela alegria toda, e perguntei: "- Filho, mas porque você acha que é um dia feliz?". Ele respondeu com toda inocência da criança porque seus "sentidos", como diz o filósofo e escritor Rubem Alves, ainda não foram pintados por este mundo, "pré-moldado", "viciado", onde "uma andorinha não faz verão": "- A mamãe, deve ser um dia feliz para ele, porque o meu dia, "dia das crianças" é um dia feliz para mim, "dia das  mães" é um dia feliz para você, e dia dos mortos deve ser um dia feliz dara eles! Perplexa respondi: "- É filho, não sei, pode ser que seja um dia feliz para eles! Você tem toda razão! Porque não? Mas onde você acha que ele está? Ele respondeu: "- No céu mãe, no céu!
E fiquei pensando que não saberia dizer se hoje, dia dois de Novembro seria um dia feliz ou triste para os mortos... Eu sei que para a maioria das pessoas é um dia triste por causa da saudade, mas será que realmente triste? Não sei, não poderíamos dizer, tudo o mais seria especulação pelo menos para a maioria neurologista. Resolvi então, acreditar nas crianças, que são puras de coração, deve ser um dia alegre para os mortos, e se eu chorar vai ser de saudades, apenas saudades...   

Um comentário:

  1. a mente livre e leve de uma criança para alegrar e colorir um dia triste e cinzento como hoje...
    e como o Dr. Flávio está presente no coraçãozinho do Lucas!

    ResponderExcluir