segunda-feira, 2 de abril de 2012

Paciente Trinta e Dois




A tragédia


O que era para ser uma alegria, o nascimento de um filho, virou uma tragédia. Era para ser um parto normal, como o de milhares de mulheres por aí com final feliz, sorrisos, fotografia, todos familiares e pessoas queridas comemorando  o nascimento de um bebê. Porém, esse dia transformou-se numa sequência de acontecimentos inesperados o que levou a paciente ao estado de coma. Uma combinação de medicamentos comuns para vômito e dor e pronto, choque anafilático, parada cardíaca, encefalopatia anóxica (falta de oxigenação no cérebro) e coma. 
Entrou a paciente no consultório, uma moça de uns trinta anos de idade em uma maca, sem andar, sem falar, e com olhos abertos.  Até que certo ponto ela tem consciência de tudo o que aconteceu? Eu não sei, ela não consegue se expressar, mas faz dois anos que ela está assim depois que entrou no hospital para ter seu bebê, e continua lá, não saiu, não teve alta, não foi para casa. O corpo sem função, os membros retraídos pelo déficit de força, desuso e retração dos tendões neuromusculares, fraldas descartáveis e certa consciência.
Fico pensando, como nossa vida pode mudar de uma hora para outra e não precisa de muito, um medicamento comum, uma reação inesperada e pronta, uma vida  tragicamente mudada para sempre... Olhei, olhei a paciente e pensei que poderia ser eu no seu lugar, pois fui medicada com os mesmo medicamentos para vômito e dor! Exatamente os mesmo! Dei sorte, saí andando com o meu bebê, ela não está no hospital há dois anos e nem pode segurar seu bebê no colo... A vida é estranha, não consigo entender, porque ela e não eu, ou ninguém? A vida é uma loteria? Porque uns sofrem mais do que os outros? Será que a teoria espírita, budismo e hinduísta estão certos? Uns sofrem mais outros menos de acordo com o que temos que aprender das vidas passadas? Será simplesmente uma mera coincidência? Um azar mesmo? Deus não tem nada haver com isso já que fomos nós que inventamos esses medicamentos e os utilizamos? Porque a cruz de uns é maior que a de outros? Nascemos pecadores? Como olhar para um bebezinho recém-nascido é dizer que ele é um pecador? Realmente é difícil entendermos os desígnios de Deus... Eu fico aqui pensando e não consigo entender nada... Seria mais fácil se eu vivesse sem questionamentos, mas não consigo! Deus que me perdoe, nasci com o cérebro "pensante" demais...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário