quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sala de Aula!


Sala de Aula

E naquela sala de aula, naquele dia, havia uma riqueza de experiências vividas relatadas por cada aluno! Eu fazia parte da turma e pude viver um momento que jamais poderia esquecer na minha vida. Falo no passado, porque  aquele momento já foi, não existe mais, talvez nunca  mais exista a medida que formos conhecendo um ao outro, mas estávamos ali  para compartilhar o motivo que nos levará para aquela sala de aula.
A professora pediu para que cada aluno se apresentasse, dissesse seu nome, idade e o motivo que o levará até à faculdade de direito!  E daquele momento saíram relatos incríveis, e sorrisos e gestos enfim, um momento ímpar em nossas vidas.
Descobrimos que éramos um grupo totalmente heterogêneo num mesmo curso, muito diferente da sensação que tive quando entrei na faculdade de medicina. Eu era muito jovem, adolescente, assim como todos os alunos da classe.  A faculdade de medicina era de dia, ninguém trabalhava, éramos apenas estudantes, diferentes dos alunos do curso de direito noturno onde a idade dos alunos variava de dezessete a talvez sessenta ou mais, alguns não quiseram falar a idade... Ali ficou provado que não existe idade para quem quer estudar, não existe idade para quem tem um sonho, porque sonho não tem idade.    O dinheiro também não é motivo para frear uma pessoa que quer estudar ou que tem um sonho que necessite de dinheiro, pois há sempre um jeito, podem-se financiar os estudos e depois pagar o curso quando se formar!  
Homens, mulheres, jovens, adultos, terceira idade não há idade para o ser humano na sua condição de alma.  Não há diferença entre raça, cor, condição econômica, o sonho é livre, gratuito, basta acreditar e por em prática! Mesmo que erremos ou não consigamos levar o sonho em frente podemos falar: “- Eu sonhei e tentei!”.   Nada mais bonito que dar o primeiro passo em busca do conhecimento...
Percebi também que é possível mudar! Não precisamos bater na mesma “tecla” a vida inteira... E porque “não” a mudança? E porque não transformar água em vinho? Mudamos a cada instante de nossas vidas. A vida é alquimia, transformação, é mudar para o que julgamos melhor para nossa evolução como seres humanos. E como é bom percebermos que o homem não para, que o homem pode vencer obstáculos, pode questionar, pode filosofar, pode mudar!  Pode haver milhares de pessoas que passam pela vida apenas vivendo,mas fico feliz quando vejo pessoas seguindo, enfrentando a preguiça, o desânimo, o medo, a idade, as doenças, as condições socioeconômicas em que se encontram e talvez uma dificuldade de aprendizado inerente ao esforço da pessoa, mas talvez por condições da própria saúde. Não é todo mundo que nasce um gênio, mas o sonho, a força de vontade, todos podem ter!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário