quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Paciente quarenta e dois: A depressão!









Paciente quarenta e dois: A depressão!



A paciente entrou na sala estava no rosto dela que a felicidade passava longe daqueles ares. Perguntei o que estava acontecendo e ela disse: "- Doutora, estou com medo de mim! Porque estou tão triste, tão triste, tão triste, que a minha vontade é acabar com este sentimento num minuto... Já tive depressão outras duas vezes e só de pensar que o medicamento demora quinze dias para fazer efeito isso me apavora tremendamente... Chego a pensar que não vou suportar, que não vou conseguir esperar esse tempo com essa tristeza avassaladora".
E então, tentando saber a causa dessa tristeza tamanha perguntei: "- Mas o que foi que aconteceu?". E ela disse: "- Eu me decepciono muito com as pessoas, não quero me enaltecer mas sou pessoa boa, e o bom acaba sendo bobo! E então vem todas as decepções, que somadas tornam-se uma avalanche . Já sei que meu remédio é deixar de ser boa, pois não ganho nada com isso!".
Fiquei pensando que talvez a bondade não leva mesmo a lugar nenhum. Lembrei de todos os mártires, e até de Jesus, assassinaram a bondade... O mundo está longe de ser um lugar bom, humano, onde o amor ao próximo, a tolerância, e o controle dos nossos sentimentos mais primitivos como a inveja, e o ciúmes, por exemplo, sejam dominados.
Se o mundo fosse um mar de rosas, um paraíso, não haveriam tantas atrocidades acontecendo mundo afora. O que acontece na Palestina? O que acontece no Oriente Médio? Para que tanto ódio? Maldade? Ganância? Inveja? Não precisamos ir muito longe, esse Brasil imenso cheio de crimes... O mundo é um lugar bom de se viver? Quantos "tapetes" são puxados por dia? Quanta gente irá passar por cima do outro para se dar bem só no dia de hoje? Muitas, muitas! E quantas pessoas irão morrer hoje por ideologias totalmente ultrapassadas no dia de hoje?
E então falei para minha paciente: "- Calma, quinze dias passam rápidos! Esse mundo realmente não é um lugar para pessoas boas! O mundo é que depressivo! Tente não ser tão boa e não espere nada das pessoas, assim você irá se decepcionar bem menos...!
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário