domingo, 16 de setembro de 2012

Receita da avó e Chocolate


Receita da avó e Chocolate



Eu estava dormindo, mas a tosse chegou para me visitar. Aquela tosse que faz coceira na garganta, que atrapalha reuniões, peças de teatro, cinema, aulas, consultas, etc. Você faz de tudo para se livrar dela, mas nada tem solução, ou raramente tem... Tenta-se beber um copo d’água, chupar uma bala, mas a coceira na garganta insiste em ficar e provocar tosse e mais tosse. O jeito é pedir licença e ir para fora do recinto tossir, tossir, tossir, sem parar... Então foi o que fiz, fora do quarto podia tossir a vontade se não fosse meia noite. Foi nessa hora que me lembrei da receita da minha avó Etelvina. Ela dizia: “- Para tosse passar, é só comer um pedaço de chocolate!”. Fui até o armário peguei um pedacinho de chocolate preto e para que não tivesse erro, um pedacinho de chocolate braço, e os dissolvi separadamente cada um...
Deitei e nada de tosse. Pensei: “– Será que resolveu?”. Dito e feito, tinha dado certo! Sentia o gostinho do chocolate na minha boca e ao mesmo tempo lembrava-me do esconderijo secreto de chocolates da minha avó Etelvina na sua casinha de pedras numa aldeia em Portugal, foi século passado, ela já partiu, mas a receita ficou conosco.
Não sei por qual razão o chocolate cessa a tosse. Eu vou pesquisar, ver se há fundamentos neste fato, mas quando estava comendo o pedacinho de chocolate e me lembrando da minha avozinha sorrindo e feliz, meu corpo aqueceu e a tosse foi mesmo embora, adormeci...  

Um comentário: