quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cabeça Vazia





Cabeça Vazia



Minha paciente insiste em dizer que a cabeça dela está vazia! Olhei o prontuário desde o início. Tudo certo, exames normais, medicada, mas a queixa continua "cabeça vazia". Foi então que falei que não podia explicar porque que a cabeça dela está vazia! Eu tentei, fiz de tudo! Fiquei imaginando uma cabeça vazia, sem nada dentro, sem cérebro, nada de milhões de neurônios funcionando incessantemente, impossível... Lembrei da expressão quando usamos quando a pessoa é inconsequente, "cabeça oca", e dizemos: "- Esse aí tem a cabeça oca!", mas não era o caso, ela estava preocupada com a cabeça dela. Geralmente quem tem a "cabeça oca", não está nem pensando sobre isso.  Quando nada orgânico consegue explicar os sintomas, é melhor partir para o lado psicológico, emocional, e a hora de fazer aquela pergunta: "- A senhora (o) está passando por algum problema?". E quem não está com sessenta anos de vida? Quando já provamos de todos sabores e dissabores da vida? É quase que perguntar: "- Você está respirando agora?". Se você estiver vivo a resposta vai ser "sim". 
Sim, ela estava com muitos problemas, marido alcoólatra, filho desempregado e vários outros problemas... A cabeça vazia é como um apelo dizendo: "- Não aguento mais... Não assimilo mais, minha cabeça está vazia!
E é assim no século XXI, as batalhas são internas, travamo-as dia-a-dia nesse mundo moderno, mas há quem encare isso numa boa. A depressão, ansiedade, bate na porta da maioria das pessoas nos dias de hoje, mas tem gente que não atende a porta, não "dá bola" para ela e vivem melhor. Eu conheço algumas pessoas assim, poucas. Já está comprovado cientificamente a respeito da depressão, depende da química cerebral, genética, hereditariedade e sorte! Sim, eu acredito na sorte sim! Há quem não tenha problemas? Há quem não fique ansioso? Depende de como vemos a vida? Vamos ter que aprender a ver a vida com outros olhos?  De uma outra forma? Ou será que os antidepressivos será parte da nossa refeição diária?  Eu tenho um amigo que sempre diz: "- Deveriam colocar antidepressivos  na água em que bebemos..." Verdade... E lá vai mais uma receita com antidepressivo... Até quando? 



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário