Pouco sabia da Federação Malásia até algum tempo atrás aparecer nas estatísticas do meu blog. Eram várias pessoas que tinham visitado o blog e não conseguia entender porque pessoas da Malásia o estavam vendo com frequência. Depois de tanto estudar medicina, neurologia, distúrbios do movimento, a geografia aprendida na escola ficou para trás... Pensei com os meus botões: "- O que sei da Malásia?. Quase nada! Fica na Ásia, mas não sei nem que língua falam...".
Por azar, há 4 dias um avião da Malaysia Airlines desapareceu após uma hora de ter decolado! Fiquei chateada, teria ficado com qualquer avião que tivesse caído porque também morro de medo de aviões, mas consigo viajar. Mas agora, justo com meus novos amigos do blog acontece essa tragédia? Ainda mais que há hipóteses variadas desde sequestro do avião entre outras...
Fui dar uma lida sobre a Malásia. É uma federação que fica no sudeste asiático, e já foi colônia de Portugal a partir de 1511 ficando 130 anos sob o domínio dos portugueses, provavelmente por isso falam ou entendem a língua portuguesa. Depois de Portugal foi colônia da Holanda, Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pelo Japão e só conseguiu sua independência em 1957.
Pelo visto é um país complicado, com conflitos ainda existentes e restrições às liberdades individuais, mas pelo menos há liberdade religiosa. A Malásia é uma sociedade multicultural, com malaios, chineses e indianos a compartilhar o país. Os malaios são a maior comunidade. Há também uma parte da população que é composta por euroasiáticos de ascendência mestiça, portuguesa e malaia, e que falam um crioulo de base portuguesa chamado Papia Kristang. O malaio é a língua oficial do país, mas o inglês é muito falado. Acredito que talvez dessa língua "Papia Kristang" tenham conseguido ler o blog, ou senão seriam português, ou brasileiros que vivem lá, ou pessoas que falam a língua portuguesa.
Por fim quero expressar meus sentimentos pelo o desaparecimento do avião e espero que ele possa ser encontrado com sobreviventes.
Bom dia para meus leitores da Malásia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário